• Claudia Novaes

Como o otimismo pode mudar a sua vida?



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Ser uma pessoa otimista vai muito além de repetir frases clichês ou ter livros de autoajuda na cabeceira da cama. Estudos na área de psicologia positiva demonstram cada vez mais como o otimismo pode mudar a sua vida em todos os aspectos, seja nos relacionamentos pessoais e até mesmo no desenvolvimento profissional.

Portanto, para saber como ter um olhar mais positivo diante da vida e conseguir lidar com as situações do cotidiano com muito mais leveza e bom humor, basta acompanhar as dicas que oferecemos neste post para o blog.


A gratidão é considerada como o adubo da mente, já que por meio deste nobre sentimento, tudo que nos propomos a fazer ganha muito mais brilho. Não basta sentir-se grato diante das grandes realizações. Esse sentimento precisa ser exercitado todos os dias, seja pelas pequenas ou grandes alegrias recebidas.

Recomendo um exercício muito simples: Fazer uma pequena lista de 5 acontecimentos bons durante o dia.


Pode ser as coisas mais corriqueiras, como almoçar em um lugar gostoso, por exemplo. E também considerar as mais impactantes como receber uma promoção. Resumindo, a tarefa é listar todos os dias 5 motivos pelos quais você se sente grato.

Isso fará com que você perceba coisas simples e corriqueiras, pelas quais deve-se sentir grato, tal como ter saúde, estar vivo, ter pessoas que você ama e que te amam. Desta forma você se sentirá mais motivado para ir trabalhar - por exemplo, já que se sentirá grato por ter um emprego. De igual maneira, fará com que passe a enxergar sua família de uma forma diferente, pois se conectará com a gratidão de ter essas pessoas na sua vida.


Exercícios físicos aeróbicos – Combustível para uma mente mais otimista

Muitas pessoas devem estar se perguntando: O que a prática de exercícios físicos aeróbicos tem a ver com ser uma pessoa mais otimista?

A razão é muito simples. A atividade aeróbica, além de favorecer a saúde e o bem-estar, também intensifica a liberação de um hormônio chamado de beta-endorfina, um neurotransmissor que funciona como antídoto aos prejudiciais hormônios do estresse, o cortisol e a noradrenalina ou norepinefrina.


De acordo com pesquisa científica realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard (EUA), ao fazer atividades físicas aeróbicas as pessoas naturalmente passam a ter pensamentos mais positivos. Este é um dos motivos pelos quais sentimos aquele imenso bem-estar ao término de uma atividade física.

Portanto, o otimismo obtido durante esta atividade naturalmente fará com que você se sinta mais disposto para as tarefas do dia-a-dia, oxigenando a mente e potencializando a criatividade.


Meditação: Como o otimismo pode mudar a sua vida?

Uma das formas mais eficazes de usufruir dos benefícios de pensamentos otimistas é adquirir o hábito da meditação.

Quando silenciamos a mente, naturalmente fazemos uma limpeza dos pensamentos ruins e ficamos apenas com aqueles que promovem nossa saúde física e mental.

Por esta razão, entre as principais formas de como o otimismo pode mudar a sua vida por meio da meditação, está a diminuição dos níveis de ansiedade, o tratamento das causas e sintomas da depressão, a aquisição de serenidade e a coragem em lidar com os problemas do dia-a-dia.


A culpa é a maior inimiga do otimismo

Sem dúvida alguma, um dos maiores “fantasmas” que rondam a mente das pessoas consideradas pessimistas é o sentimento de culpa.

Ela é responsável por fazer com que os indivíduos se sintam impotentes e deprimidos diante daquilo que eles consideram como fracasso.

Para diminuir a culpa e conquistar uma mentalidade mais otimista, é indispensável ter bem claro que todos somos aprendizes da vida e por isso, estamos sujeitos aos erros e fragilidades típicas da condição humana.

Devemos sempre assumir a responsabilidade pelos nossos erros, mas jamais nos culparmos excessivamente por isso, até mesmo porque esta postura de autopunição nos impede de corrigi-los.


“Rituais” renovadores para aumentar o otimismo

Também de acordo com os estudos realizados na área da psicologia positiva, é comprovado que adotar “rituais” diários que promovam a sensação de relaxamento e bem-estar são essenciais para aumentar o otimismo.

Dessa forma, meditar por alguns minutos, ouvir músicas agradáveis, tirar um tempo para ler algo positivo, são exemplos de “rituais” que podem contribuir para arejar nossos pensamentos.


Saber como o otimismo pode mudar sua vida fará com que você tenha relacionamentos saudáveis, uma carreira gratificante e aumentará significativamente a autoestima, fazendo com que você se torne uma pessoa mais confiante, alegre e jovial.

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