• Claudia Novaes

Como se livrar de pensamentos destrutivos?

Atualizado: 25 de Jul de 2018



Ter conhecimento sobre como se livrar de pensamentos destrutivos sem dúvida é o grande segredo para ter uma vida mais feliz. Para saber como fazer isso e quais os benefícios que pensamentos mais saudáveis podem trazer para a sua vida, confira nosso post de Coaching e Mentoria.



coaching americana

Tríade de uma vida mais plena: Pensamento, sentimento e ação

Certamente muitas pessoas já devem ter ouvido falar a respeito da importância que o pensamento exerce em nossa saúde física e mental, inclusive, diversas pesquisas na área de física quântica, como a realizada por Max Planck, renomado físico teórico que contribuiu para a criação desta teoria, comprovam que o pensamento é energia criadora.

Por isso, muito do que pensamos se materializa em nossa vida. Como? Ao pensarmos com certa intensidade em coisas negativas, fazemos com que nossa emoção seja alterada e passamos a perceber o mundo por meio desses pensamentos destrutivos.

Depois do pensamento e do sentimento, vem a ação. Neste momento, começamos a nos comportar de acordo com o que pensamos e sentimos, fazendo com que o que antes estava apenas na nossa mente, ganhe espaço na vida física ao nosso redor.


Como se livrar de pensamentos destrutivos?

Para alguns especialistas, , o principal fator que envolve como se livrar de pensamentos destrutivos diz respeito a substituir os pensamentos negativos por positivos, já que dois pensamentos distintos não podem ocupar a mente ao mesmo tempo. E como fazer isso?

Ao invés de simplesmente combater o pensamento negativo, é necessário nutrir a mente com pensamentos positivos e otimistas.

Suponhamos uma pessoa que deseja emagrecer e que fica o tempo todo diante do espelho pensando em como ela está acima do peso e punindo-se por não ter energia suficiente para fazer uma atividade física. Isso intensifica a culpa, fazendo com que ela se sinta impotente em resolver a situação.

No entanto, caso ela pense que é perfeitamente capaz de emagrecer, que ao fazer atividade física poderá fazer novos amigos, que uma alimentação saudável será fonte de saúde, esses pensamentos positivos trarão muito mais energia, disposição e coragem para alcançar os objetivos.


Investir no autoconhecimento é fundamental

Para saber como se livrar de pensamentos destrutivos também é imprescindível buscar o autoconhecimento. Por que?

Somente ao identificar as causas dos pensamentos destrutivos é que será possível eliminá-los definitivamente.

Esses pensamentos geralmente têm origem nas crenças limitantes ou negativas às vezes iniciadas na infância, ou absorvidas por experiências ruins.

Somente o autoconhecimento promove a identificação das virtudes e fragilidades de cada indivíduo, fazendo com que seja lançada uma luz na escuridão daquilo que muitas vezes estava inconsciente.


Contar com ajuda profissional

Muitas vezes para mudarmos nosso comportamento e transformar nossa forma de pensar, precisamos de ajuda profissional, e é nesse momento que o profissional de Coach pode auxiliar no processo de mudança.

O processo de Coaching é transformador, e todos os elementos que envolvem a transformação do indivíduo está dentro de si mesmo, basta despertá-los.

Concluindo, apenas saber como se livrar de pensamentos destrutivos não basta. É indispensável arejar a mente com pensamentos positivos, buscar ajuda profissional e fazer todas as mudanças necessárias para uma vida mais plena.

23 visualizações